| Alice Ros |

Em live de atualização dos dados da Covid-19, o governador Eduardo Leite comparou os números da economia gaúcha aos impactos na arrecadação das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Segundo Leite, o RS registrou a menor queda na arrecadação durante a pandemia, com redução de 5,7%.

Antes de comentar a taxa de mortalidade no estado, classificada como a quarta mais baixa do país, o governador lamentou a marca de dois mil mortos e reiterou que governo e municípios estão trabalhando em medidas para conter a propagação do vírus. “Cruzamos uma triste fronteira simbólica, que é ter ultrapassado os dois mil óbitos. A gente reforça os nossos sentimentos aos familiares”, lamentou.

Eduardo Leite também anunciou a abertura de 230 novos leitos de UTI. Para a ampliação, o estado abriu uma licitação para comprar monitores e ventiladores pulmonares. De acordo com o governador, cada equipamento está avaliado em R$ 17 milhões.

Em levantamento, a Secretaria de Saúde avalia que a Covid-19 já foi registrada em 469 municípios. Nesta segunda-feira (03), a taxa de ocupação em UTIs atingiu 76,3%.

O índice de contaminação em presídios também foi pauta da videoconferência. Segundo o governador, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está autorizado a prestar atendimento prévio aos detentos por chamada de vídeo. A iniciativa busca evitar o deslocamento de presos e economizar recursos públicos.

De acordo com a nova classificação de bandeiras de distanciamento controlado, seis regiões continuam em bandeira vermelha. São elas: Lajeado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Passo Fundo.

Compartilhe essa notícia: