| Alice Ros |

O Rio Grande do Sul retomará o sistema de cogestão entre os municípios a partir da próxima segunda-feira (22). A informação foi confirmada pela Assembleia Legislativa (AL-RS), após resposta do governador Eduardo Leite (PSDB) ao pleito apresentado pelo presidente da AL, deputado Gabriel Souza (MDB), em conjunto com lideranças empresariais. 

A cogestão será acompanhada de mudanças nos protocolos das bandeiras de distanciamento controlado. 

A reabertura do comércio não essencial poderá ocorrer de segunda a sexta-feira, até às 20h, com entrada até às 19h. Restaurantes, bares e lanchonetes poderão operar sem restrição de dias, até às 17h, com entrada até 16h. Hotéis e alojamentos com lotação máxima de 50% (com Selo Turismo Responsável) e 30% (sem Selo Turismo Responsável). 

“Todas aquelas empresas que estavam sem poder trabalhar nas últimas três semanas vão poder voltar com a sua atividade econômica a partir da próxima semana. Isso é muito importante para protegermos o setor econômico do Estado, ao mesmo tempo que façamos protocolos rígidos no cumprimento das obrigações sanitárias”, disse o deputado Gabriel Souza, em vídeo publicado nas redes sociais da Assembleia Legislativa.

O governo estadual também lançará novas medidas econômicas, com linhas de crédito para empresas nos bancos BRDE, Badesul e Banrisul. De acordo com o presidente da AL, os empréstimos terão juros subsidiados.

“Além disso, o governo do Estado anunciou uma série de créditos com juros subsidiados através do BRDE, do Badesul e do Banrisul, para apoiar e subsidiar essas empresas que passam por terríveis dificuldades econômicas”, explicou.

Foto: Divulgação/AL-RS

Compartilhe essa notícia: