Foto: Sebrae-RS/Divulgação

O município de Sant’Ana do Livramento, localizado na Fronteira Oeste do estado, passa a deter o título de Capital Nacional da Ovelha. A cidade foi entitulada e passou a ser reconhecida desde a manhã de hoje (08). A determinação veio através da Lei 14.570, de 2023, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial da União.

O reconhecimento veio a partir do projeto de lei (PL 2.109/2019) apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) quando ainda era deputado federal. O projeto voltou a discussão e foi relatado no Plenário do Senado pelo também senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Segundo Heinze, o título de cidade da ovelha traz um reconhecimento oficial a excelência do município nessa atividade e estimula o crescimento da ovinocultura, além de consequentemente, expandir a economia local e regional, com geração de empregos e renda na cidade.

Sant’Ana do Livramento, é um município que faz fronteira com a cidade de Rivera, no Uruguai, e que possui a tradição de promover anualmente exposições e feiras, nas quais para a venda de reprodutores e ventres com exemplares de sete raças ovinas diferentes.

Compartilhe essa notícia: