A cidade de São Miguel das Missões vai sediar o Encontro Brasileiro das Cidades Patrimônio Mundial. O evento acontece entre quinta –feira (5) e sexta-feira (6). Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Sul recebe o evento que contará com a presença de diversas autoridades de todo o brasil, promovendo ações de turismo, tecnologia, inovação e avanços nas políticas públicas voltadas ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
São Miguel das Missões é reconhecida como a única Cidade Patrimônio Mundial do sul do país, por ser um destino marcado na memória dos gaúchos e dos brasileiros pelos atrativos histórico-culturais da região. O município abriga o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983. O local abriga parte dos remanescentes da antiga Redução Jesuítica dos Guaranis, fundada em 1632, e também é sede do Espetáculo Som e Luz.
O encontro promoverá debates sobre a recomendação para elaborar o Plano Nacional de Gestão Política do Patrimônio Mundial do País, para que haja novos métodos turísticos para a região. Os participantes também tratarão sobre a política de Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).