A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanha a adequação do atendimento de pacientes pediátricos da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar para o Hospital Criança Conceição (HCC), que desde julho passou a atender menores de 14 anos em casos de urgência. Com a medida, os profissionais que trabalhavam na UPA passaram a atuar na emergência do HCC, localizada na rua Álvares Cabral, 565, com plantão 24 horas. A iniciativa da ação partiu do Grupo Hospitalar Conceição, no intuito de potencializar a assistência desse público em especial.

De acordo com indicadores da emergência do hospital, nas estatísticas de classificação de risco, o tempo médio de espera para atendimento médico após a classificação amarela, que de janeiro a junho era de 24 minutos, passou para 19 minutos de julho a setembro. Já na classificação de risco verde, para pacientes menos graves, o tempo de atendimento após a classificação passou de 82 minutos entre janeiro e junho, para 78 minutos entre julho e setembro.

“A melhora na eficiência do atendimento aos pacientes pediátricos foi o principal objetivo da reestruturação efetuada pelo GHC, e os resultados obtidos vêm mostrando isso”, afirma o coordenador de Atenção Hospitalar da SMS, João Marcelo Fonseca.

Conforme o diretor-técnico do GHC, Francisco Zancan Paz, nesses meses de funcionamento os resultados apontam para o fato de que a qualidade e a produtividade da assistência pediátrica na região melhorou muito. “Não houve problemas na UPA, e os atendimentos no Hospital da Criança se qualificaram, havendo mais agilidade e liberação de recursos para que o atendimento fluísse de uma forma muito positiva”, avalia.

Com a medida, o atendimento e diagnóstico dos pequenos pacientes foram agilizados, abreviando o tempo de espera por leito e garantindo maior segurança e melhor estrutura, de acordo com Paz. Além disso, a UPA Moacyr Scliar teve a área de atendimento de adultos ampliada com o novo modelo.

Foto: Bruno de Barros / GHC / PMPA

 

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