Com o comunicado de fechamento do Instituto de Cardiologia até o dia 7 de agosto para obras, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para alternativas de atendimento na Capital. Pacientes com dores fortes no peito devem procurar hospitais que tenham serviços de hemodinâmica – área de atuação da cardiologia que diagnostica e trata de doenças do coração e dos vasos sanguíneos através de cateteres. Atualmente, em Porto Alegre, cinco hospitais podem atender essa complexidade: Santa Casa de Misericórdia, São Lucas da PUCRS, Conceição e Clínicas, além do IC-FUC.
Durante o período de obras, a instituição hospitalar vai manter plano de contingência e receberá pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conforme disponibilidade de leitos. O Samu pode ser acionado pelo número 192.
A SMS orienta, ainda, o atendimento para sintomas leves nas 132 Unidades de Saúde distribuídas pela cidade. Em caso de urgência e emergência de média e alta complexidade de crianças e adultos, a população pode acessar os três prontos atendimentos e a Unidade de Pronto Atendimento de Porto Alegre. São eles:
– PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151 – Santa Tereza)
– PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 – Bom Jesus)
– PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12 – Lomba do Pinheiro)
– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil – fone: 3368-1619)