| Alice Ros |

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul anunciou, na quinta-feira (11), a abertura de 183 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) adulto SUS para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Os equipamentos serão enviados a hospitais e pronto atendimentos de municípios gaúchos nas próximas duas semanas.

Entre os municípios que irão abrir leitos, destacam-se Santo Antônio da Patrulha, Palmeira das Missões, Esteio, Alvorada e Cachoeirinha.

A compra e a locação das unidades serão feitas através de recursos próprios do governo do Estado. Após a abertura das vagas, a capacidade hospitalar da rede pública deve chegar a 2.397 leitos.

A SES ainda anunciou a chegada de mais dez respiradores doados pela empresa JBS e 50 equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde nessa quinta-feira.

Nesta sexta-feira (12), o Rio Grande do Sul registrou lotação de 106,4% em leitos de UTI geral, com 3.286 pacientes internados para 3.088 leitos de UTI.

Mesmo com a ampliação da estrutura hospitalar, o governador Eduardo Leite (PSDB) ressalta que faltam profissionais da saúde para atuar na linha de frente.

“Não há profissionais de saúde em número suficiente para um crescimento sem fim, e os profissionais de saúde, cada vez mais raros, estão absolutamente exaustos”, disse.

Em vídeo divulgado nas redes sociais do governo estadual, o governador voltou a defender a vacinação contra Covid-19 e medidas de restrição da circulação de pessoas. 

“Nossos esforços são permanentes no combate ao vírus. Estamos ampliando a capacidade de atendimento intensivo para os pacientes mais graves, que não param de chegar aos nossos hospitais. Nossa missão é salvar vidas, com mais leitos, mais vacinas e com medidas de restrição de circulação”, afirmou.

A suspensão da cogestão regional e a classificação dos municípios gaúchos em bandeira preta seguem vigentes até o dia 21 de março. Também continuam suspensas atividades gerais entre 20h e 5h até 31 de março.

Foto: Maicon Hinrichsen / Secom / Arquivo

Compartilhe essa notícia: