A Secretaria Estadual da Saúde (SES), com auxílio logístico do Exército Brasileiro, entrega nesta terça-feira (23) mais 16,5 mil frascos de medicamentos utilizados para a entubação de pacientes Covid-19 em UTIs. Serão beneficiadas 24 instituições hospitalares de 23 municípios do interior, selecionados com base em um acompanhamento semanal realizado pela SES do abastecimento de insumos.

Nesta remessa, serão distribuídos Dexmedetomidina, Etomidato, Morfina, Propofol e Fentanila.

Sete veículos deixaram o 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, na manhã de hoje. A rota mais longe cumprida pela equipe é até Alegrete.

O chamado kit intubação reúne sedativos, relaxantes musculares e bloqueadores neuromusculares, necessários para a intubação de pacientes que precisam de ventilação mecânica em leitos de UTI, por dificuldades respiratórias. “Os medicamentos fazem a pessoa relaxar e, assim, se consegue oxigenar bem os pacientes e auxiliar na recuperação. É de suma importância a ajuda do Ministério da Saúde e do governo do Estado neste momento, uma vez que estávamos com os estoques limitados e com muita dificuldade de adquiri-los”, disse a coordenadora assistencial do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, Angélica Bellinaso. A instituição foi uma das primeiras a receber os medicamentos.

“A situação do Rio Grande do Sul, em alguns hospitais, é crítica, apesar de todos os esforços que estamos fazendo e o trabalho estar muito bem conduzido”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. “Houve um drástico aumento na demanda por esses medicamentos. Muitas instituições hospitalares não tinham leitos de UTI e agora precisam destes insumos. Há remédios do kit intubação que demoram até 15 dias para serem produzidos pela indústria”, completou a secretária.

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: