O vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou a abertura de novas vagas no sistema prisional. Em entrevista coletiva, ele informou que em abril será inaugurada a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, com 416 vagas, voltadas para atender a região.

Para o segundo semestre, está programada a inauguração da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul, que contará com 600 vagas. Além disso, Ranolfo também teve uma reunião esta semana com o diretor do Departamento Estadual Penitenciário (Depen), Fabiano Bordignon, em Brasília, e alinhou o apoio para a continuidade da construção do presídio de Guaíba. A obra está parada desde 2017 e está 50% concluída. A sua abertura disponibilizará espaço para 672 presos.

A reunião no Depen também serviu para a elaboração de um acordo de cooperação entre o departamento e a Susepe. O estado receberá 45 portais detectores de metal, doados pelo Depen. Os equipamentos serão instalados em diferentes casas prisionais.

Ranolfo anunciou ainda medidas contra as fugas em presídios, como a substituição de alguns delegados regionais penitenciários. As penitenciárias também devem receber o reforço de 127 agentes que estão em treinamento e têm a formatura prevista para abril.

Outra medida anunciada foi a transferência de 350 presos da Penitenciária Estadual de Porto Alegre para outros presídios. Com a ação, a casa prisional da Capital terá vagas para presos provisórios.

 

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Compartilhe essa notícia: