| Alice Ros |
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) abriu hoje (15) o período de inscrições para o 1º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual. O cadastro deve ser efetuado até 03 de janeiro.
As inscrições para as instituições municipais serão feitas apenas no site da Seduc, que gerencia as vagas públicas de Porto Alegre. Os responsáveis poderão selecionar até três opções de escolas na hora de realizar o processo.Também devem ser adicionadas informações como série, turno almejado e se a criança possui ou não irmãos na instituição desejada.
Para ingressar no 1º ano do ensino fundamental, é preciso ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2021. A definição das escolas será divulgada a partir de 28 de fevereiro, no site da Seduc e presencialmente nas instituições de ensino.
Alunos do 2º ao 9º anos que optarem por transferência devem realizá-la de 18 a 31 de janeiro, também pelo site da secretaria.
Confira o cronograma completo:
Solicitação de inscrição/pré-matrícula (15/12 a 03/01/2021)
Solicitação de rematrícula (21/12 a 20/01/2021)
Solicitação de transferência (18/01 a 31/01/2021)
Resultados (a partir de 28/02/2021)
Efetivação da matrícula (1º/03 a 12/03/2021)
O ano letivo para a educação infantil começa em 24 de fevereiro e encerra as atividades em 29 de dezembro nas escolas municipais e comunitárias de educação infantil. Haverá recesso entre os dias 26 de julho e 1º de agosto. Todas as instituições de ensino devem garantir o mínimo de 200 dias de trabalho escolar e a carga horária anual de, no mínimo, 800 horas letivas, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Ao todo, a Prefeitura de Porto Alegre recebeu 12.716 inscritos para a educação infantil.
Foto: Alex Rocha/PMPA