O desenvolvimento infantil e a promoção aos direitos na primeira infância estarão em foco nos eventos que marcam a Semana Estadual do Bebê, comemorada entre 23 e 29 de novembro. O programa Primeira Infância Melhor (PIM), coordenado pela Secretaria da Saúde (SES), promove nesta segunda-feira (25/11) o 13º Seminário Internacional da Primeira Infância e a entrega do 9º Prêmio Salvador Celia.

“Estamos com uma grande expectativa para o seminário. Teremos lotação máxima, com 130 municípios inscritos”, afirma a coordenadora estadual do PIM, Gisele Mariuse da Silva. “Este é um evento científico, com apresentação de dados e evidências sobre a primeira infância, mas é também um evento comemorativo, uma oportunidade para festejarmos nossas conquistas”, completa.

O evento é aberto para toda sociedade, em especial às equipes municipais do PIM e profissionais de diversas áreas interessados no desenvolvimento integral dessa faixa etária. Neste ano, o seminário conta com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentando o Marco Legal da Primeira Infância no Brasil, e palestras das representantes da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), Miriam Pragita; da London School of Economics, Laura Jaitman; da ENSP/Fiocruz, Alexandra Sánchez; da Rede Nacional Não Bata, Eduque!, Amanda Rabello; do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica), Ivonete Carvalho, entre outros. O seminário também contará com apresentação cultural do Grupo Mú, retratando a infância na sociedade moderna.

O evento conta com o apoio das secretarias da Educação; da Cultura; de Trabalho e Assistência Social; e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos além do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica-RS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

Prêmio Salvador Celia

Também é realizado anualmente, desde 2011, o Prêmio Salvador Celia, iniciativa voltada à valorização das boas práticas de visitadores do PIM e Programa Criança Feliz (programa do estadual), equipes de Estratégia de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde junto às famílias e comunidades atendidas.

O prêmio é uma homenagem a Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

A 9ª edição do Prêmio Salvador Celia tem como tema “Um olhar sobre a primeira infância” e é realizado na modalidade fotografia. Assim como na edição anterior, neste ano a maior pontuação na categoria Visitador e a maior pontuação na categoria Agente Comunitário de Saúde também receberão como premiação uma viagem para conhecer um programa de visitação domiciliar em outro estado brasileiro como experiência de enriquecimento profissional.

Reportagem: Ascom SES
Foto: Reprodução/ Governo RS

Compartilhe essa notícia: