Foto: Maria Fernanda Chaves/RDC TV

Tradição de uma vida toda. Matheus Leonini cresceu no Acampamento Farroupilha e agora representa o movimento gaúcho como 1° peão Farroupilha: “Eu fui criado no Parque Harmonia. Desde que me conheço por gente passo setembro lá dentro, fui batizado no Parque. Para mim é uma honra”, diz.

Mas a comemoração foi um pouco diferente dessa vez. O tradicional desfile farroupilha deu lugar a cavalgadas solidárias, em Porto Alegre e em todo o estado. Pela manhã, um grupo de piquetes da capital saiu do Estádio Beira Rio, para arrecadar doações no trajeto até o acampamento: “é o jeito que encontramos de lidar com a tragédia que vivemos, e celebrar de alguma forma o 20 de setembro, com a solidariedade dos gaúchos”, explica a presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso.

Com as enchentes que atingiram o estado, a prefeitura de Porto Alegre decretou em 2023 o Acampamento Farroupilha Solidário. Desde o início do mês, os gaúchos trazem até o Parque Harmonia doações para as vítimas das chuvas. Caminhões cheios de mantimentos saíram do acampamento durante todo o mês, com destino às cidades mais atingidas.

Os gaúchos que foram comemorar a data no Acampamento Farroupilha, aproveitaram para deixar doações: “eu vim aqui um pouco para aproveitar e um pouco para fazer minha parte e ajudar quem precisa”, conta o aposentado Arildo Ribeiro.

Compartilhe essa notícia: