Imóvel apresenta as melhores condições de adaptação às atividades desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública – Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul vai ganhar um novo endereço em breve. Após quase um mês do incêndio que destruiu a antiga sede da SSP, as reformas da nova matriz foram iniciadas no antigo centro de treinamento da Procergs, no bairro Tristeza, em Porto Alegre. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, visitou o imóvel na sexta-feira (6).
Às margens do Guaíba, o local foi escolhido a partir de deliberação com as direções de departamentos da pasta, após terem sido avaliados diversos imóveis do Estado disponíveis na capital, por apresentar as melhores condições de adaptação às atividades desenvolvidas pela secretaria. No momento, está em andamento a preparação das instalações, que conta com dezenas de salas amplas, pátio repleto de arborização e estacionamento para cerca de 40 veículos, o que irá comportar todos os veículos oficiais da pasta, além de um auditório com capacidade para cerca de 150 pessoas, onde deverá funcionar o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI).
Até a conclusão da mudança, a maior parte dos departamentos, divisões e assessorias da SSP segue instalada no 19° andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no bairro Praia de Belas, na capital. O Departamento de Inteligência da Segurança Pública está em uma sala no térreo. O DCCI está no 9° Batalhão de Polícia Militar, onde mantém de forma integral os atendimentos do 190 e o videomonitoramento, a partir de parceria com o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).