O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) está enfrentando uma crise interna na última semana. Diferentemente do que tem sido observado no Rio Grande do Sul, onde o número de casos de Covid-19 vem diminuindo, o Conceição enfrenta um surto de pacientes positivados para a doença. Em entrevista ao Portal RDC desta sexta-feira (6), o diretor técnico do GHC, Francisco Paz, afirmou que há 29 pacientes e 12 funcionários infectados com o coronavírus.

Nós realmente estamos muito apreensivos com esta situação. O surgimento abrupto do número de casos nos indica que deve se tratar da variante Delta, especialmente pela forma como vem ocorrendo a contaminação.

Francisco Paz

Diretor-técnico , GHC

Segundo depoimento da coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos Hospitais Conceição e Criança Conceição, Ivana dos Santos Varella, até a última semana o hospital estava recebendo de 1 a 2 pacientes com com Covid por dia. Recentemente, no entanto, a média pulou para 4 a 6 contaminados diários. “Todas as medidas de controle já foram adotadas em parceria com a Vigilância Municipal e Estadual para frear a disseminação do vírus”, afirmou Ivana.

 

Após a reunião do Gabinete de Crise do GHC, as seguintes medidas foram tomadas: 

  • Estão suspensas as visitas por tempo indeterminado no Hospital Conceição;
  • Estão temporariamente suspensos os exames ambulatoriais no Hospital Conceição, como endoscopia, tomografia, medicina nuclear, etc;
  • A Emergência do Hospital Conceição atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU;
  • As cirurgias eletivas estão suspensas no Hospital Conceição por 15 dias, exceto casos graves e cirurgias oncológicas;
  • As novas internações estão suspensas no Hospital Conceição até que se controle os surtos;

 

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Compartilhe essa notícia: