53,5% dos veículos em operação já circulam sem cobrador na capital | Foto: Alex Rocha / PMPA

A linha de ônibus T6 passou a circular sem cobrador nesta segunda-feira (11). A autorização foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de sexta-feira (8) e é válida para dias úteis. Com esta atualização, 53,5% dos veículos em operação já circulam sem cobrador na capital.

A prefeitura orienta sobre a utilização de Cartão TRI de Passagem Antecipada – que pode ser emitido sem custo – a fim de proporcionar agilidade nos embarques.

Outra opção é os usuários do transporte público adquirirem, através do aplicativo TRI POA, uma passagem em QR Code ou comprar até dez unidades, com pagamento por pix. Após a compra, o QR Code fica disponível dentro do aplicativo para ser apresentado ao validador ao passar na roleta do ônibus.

Retirada dos cobradores

Desde 2022 vem ocorrendo a retirada gradual dos cobradores de ônibus, com o objetivo de reduzir o valor da passagem. Segundo a prefeitura, a medida segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem.

Desde então, novos itinerários vêm sendo incluídos gradativamente na nova regra. Cerca de 200 linhas foram autorizadas a circular sem cobrador em dias úteis ou aos finais de semana e feriados.

De acordo com a lei aprovada em 2021, a função deve ser completamente extinta em Porto Alegre até o final de 2025.

Compartilhe essa notícia: