Os trabalhadores que foram resgatados em situação análoga à escravidão, na Serra Gaúcha, em fevereiro deste ano, receberam encaminhamentos de entrevistas de emprego pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), atendeu, nessa semana, mais quatro baianos envolvidos na situação
De acordo com as informações, os trabalhadores de Bento Gonçalves receberam orientações sobre capacitações profissionais e também encaminhamentos de vagas junto à Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine).
Os atendimentos foram realizados nas agências de Porto Alegre e de Bento Gonçalves, com a presença do titular da STDP, Gilmar Sossella. Os quatro trabalhadores atendidos são naturais da Bahia e decidiram permanecer no Rio Grande do Sul e receberam respaldo e orientações técnicas da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, Milena Bassani e também do secretário minucipal adjunto de Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle.
A STDP explicou que a intenção principal é manter o acompanhamento desses casos para garantir os direitos trabalhistas, as indenizações e também promover a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Capacitando os trabalhadores com cursos profissionalizantes.