| Alice Ros |
A lentidão na atualização dos resultados eleitorais atrasou a divulgação do primeiro turno em Porto Alegre. Após duas horas do fechamento das urnas, o indicador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) ainda contabilizava 7,57% dos votos, às 19h13.
De acordo com o TRE-RS, o atraso foi motivado por uma troca no sistema de apuração. A medida implicou na necessidade de os votos serem centralizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde há sobrecarga de informações.
O sistema do Rio Grande do Sul chegou a ser iniciado antes da 19h, depois de apresentar um problema em um dos relatórios do sistema de totalização. O TRE-RS estima concluir todo o processo até 21h.
Confira a nota oficial do TSE
Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.
Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.
Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.