A Ufrgs foi considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como a melhor instituição federal de ensino superior do país. O reconhecimento veio após a revisão dos cálculos pelo órgão federal, relativa aos indicadores de qualidade da educação superior de 2022.
Os números do Índice Geral de Cursos (IGC) haviam sido divulgados no dia 2 de abril. No entanto, novos cálculos foram feitos, mostrando que, em vez de um crescimento de 1,2% no IGC contínuo, a Ufrgs teve um avanço de 1,9%, consolidando-se como a melhor federal do país — sendo superada apenas pela Universidade Estadual de Campinas no ranking nacional.
A Ufrgs registrou crescimento pelo quarto ano consecutivo no IGC, chegando a 4,431518 em 2022. Este crescimento de 1,9% é o maior registrado na série histórica da Universidade.
Segundo o INEP, a atualização constante dos cálculos dos indicadores visa ao aperfeiçoamento contínuo do IGC e, consequentemente, de sua representação sobre a realidade da educação superior no Brasil. “A revisão reforça a evolução da nossa Ufrgs, reconhecida nos principais rankings nacionais e internacionais como uma das melhores universidades do país. E o que temos conquistado nos últimos anos nos dá segurança de que cresceremos ainda mais no IGC”, celebra o reitor da Ufrgs, Carlos André Bulhões Mendes.
Confira o top 5 de universidades federais:
1º- Ufrgs: 4,431518 pontos
2º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 4,4167 pontos
3º – Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC): 4,359094 pontos
4º – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): 4,348785 pontos
5º – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): 4,327511 pontos