Por Maureci Filho
As atividades eleitorais do primeiro turno estão chegando ao fim. Ontem foi encerrado o ciclo de debates, dos comícios e da propaganda no horário eleitoral gratuito. Hoje é o último dia da propaganda paga na imprensa escrita. E, às 23h59 de amanhã, serão proibidas as divulgações na internet e propagandas de rua (carreatas, passeatas, distribuição de santinhos, etc.).
No Manhã RDC de hoje, o advogado especialista em Direito Eleitoral, Rafael Morgental, deixou as últimas orientações para candidatos e eleitores. Ele frisou que, a partir da meia-noite de amanhã (02/10), os próprios perfis dos candidatos nas redes sociais devem ficar congelados, isso porque, no dia da eleição, qualquer tipo de propaganda eleitoral configura crime.
Morgental chama a atenção para outros detalhes que também são passíveis de punição: “Não pode ter aquele ajuntamento – ou bolinho, na linguagem popular. As pessoas não podem se aglomerar perto dos locais de votação. Porém, será permitida a manifestação individual e silenciosa”.
Antes de encerrar a sua participação no programa, o advogado fez questão de lembrar que, com exceção das autoridades envolvidas na segurança do evento, ninguém poderá circular armado no dia da eleição, mesmo que possua documento de posse ou porte de arma. E, para que ninguém anule seu voto por desconhecimento, prestou um serviço final à população, ao explicar qual será a ordem da votação para este domingo:
1º voto: deputado federal;
2º voto: deputado estadual;
3º senador;
4º governador;
5º presidente.
Foto: Roberto Jayme/TSE