Encerra, nesta quinta (7), o prazo para as empresas de médio porte fecharem a primeira folha de pagamento na nova sistemática do eSocial. Essas empresas são definidas como 2º grupo, por não optarem pelo Simples Nacional e terem o faturamento entre R$ 4,8 milhões e R$ 78 milhões.

O não cumprimento dos prazos estipulados pelo eSocial, gera penalidades aos empregadores já previstas na legislação. Além disso poderá ocasionar prejuízos aos trabalhadores, quando precisarem acessar os benefícios sociais.

A nova plataforma substitui até 15 obrigações periódicas para os empregadores brasileiros e busca reduzir os custos, maximizar o tempo e melhorar o ambiente de negócios do país.

São esperados 1.240.000 empresas e mais de 21 milhões de trabalhadores nesta etapa. A adesão ao eSocial, por esse grupo, iniciou em julho de 2018.

O primeiro grupo de empregadores já completou o processo de migração para o novo sistema. O eSocial conta até o momento com 13 mil grandes empresas e 11,5 milhões de trabalhadores cadastrados.

 

Foto: Reprodução site eSocial

Compartilhe essa notícia: