| Redação RDC TV |
Faltam 15 dias para o encerramento da entrega da declaração do Imposto de Renda para pessoas que obtiveram ganhos acima de R$28.559,70 em 2019. Os contribuintes podem entregar o IR até as 23h59min do dia 30 de junho.
O prazo, que foi estendido de abril para junho, já fez com que 32 milhões de contribuintes brasileiros tenham realizado a obrigação, ou seja, metade dos 2 milhões de contribuintes aptos, faltando um terço do retorno estimado.
O número é considerado baixo, considerando o prazo às vésperas.
Segundo o diretor Operacional da Fortus Group Evanir Aguiar dos Santos, especialista em Tributação e Área Fiscal, para evitar contratempos, o ideal é que o levantamento não seja deixado para última hora a fim de evitar problemas no sistema de processamento de dados da Receita.
Entre os riscos da entrega após o prazo estão o título de irregularidade perante a Receita Federal e multa pelo atraso de, no mínimo, R$ 165,74.
Aguiar reitera que não há previsão de prorrogação do prazo. Declarações corretas, sem erros ou questionamentos, à medida que entrarem no sistema, terão a devolução priorizada.
À frente dos contribuintes organizados o atendimento é prioritário para idosos, pessoas com doença grave e deficientes físicos ou mentais.
Crédito foto: Unslplash/Ingo Stiller/ Divulgação/RDCTV