Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado nos dias 13 e 20 de novembro teve 3,4 milhões de inscritos. Contudo, o primeiro dia de prova contou com 2,5 milhões de participantes, enquanto no segundo compareceram 2,3 milhões.

De acordo com o balanço do Enem divulgado hoje (21), a abstenção dos participantes voltou à normalidade do período pré-pandemia. A média histórica de abstenção é de 27%, no primeiro dia de exame deste ano foi de 26,7% e no segundo dia foi de 32,4%. Já no ano passado, a abstenção foi recorde, com 55,3% dos inscritos se ausentando no segundo dia de prova.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5.126 participantes foram eliminados das provas por desrespeitarem as regras do exame, como portar equipamentos eletrônicos no momento da aplicação dos exames, não atender orientações fiscais, utilização de material impresso ou ausentar-se do local de prova antes do horário permitido.

Além disso, pelo menos 193 estudantes foram afetados por problemas como emergências médicas, interrupção de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.

Resultados

Os gabaritos oficiais das provas do Enem serão divulgados às 18h de quarta-feira (23) no portal do Inep. Já os resultados finais serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023 na página do Participante

O espelho da redação, com os detalhes das correções, será divulgado apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos.

Após a divulgação dos resultados, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam o Enem como forma de ingresso no Ensino Superior, em data ainda a ser divulgada.

Compartilhe essa notícia: