A Unidade de Saúde Modelo (Jerônimo de Ornelas, 55), no bairro Santana, abrirá neste domingo, 2, das 9h às 15h, para vacinação da primeira dose contra Covid-19. A imunização estará disponível para parte do grupo das comorbidades, previsto na fase 1 do plano nacional de imunizações, e para pessoas com 60 anos ou mais. Todos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa a cada comorbidade.

A ação é uma iniciativa da prefeitura e envolve equipe de 40 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As vacinas oferecidas na primeira dose são da Oxford/Astrazeneca. Não haverá vacinação para segunda dose da Coronavac/Butantan. Não haverá atendimento em drive-thrus neste domingo.

Será aplicada a primeira dose contra Covid-19 para:

– Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos. Sem necessidade de comprovação.

– Gestantes e puérperas com comorbidades maiores de 18 anos, com atestado médico ou carteira de vacinação da gestante.

– Pessoas com deficiência cadastradas no plano Beneficio de Prestação Continuada entre 55 e 59 anos. Apresentar cópia atualizada da comprovação da comorbidade. Identificação pelo cadastro ativo.

– Portadores de HIV dos 55 aos 59 anos. Levar atestado médico ou receita com medicação contínua.

A SMS pede que a população leve uma cópia do atestado médico, junto com o original. A cópia ficará na unidade de saúde para registro. Vale para gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades (também pode ser cópia da carteira de vacinação de gestante, além da comprovação da comorbidade) e para pessoas com HIV que, além do original, devem levar cópia do atestado ou da receita com medicamentos de uso contínuo.

Texto: Vanessa Conte/PMPA

Foto: Giulian Serafim / PMPA

Compartilhe essa notícia: