O início da noite de ontem (18) foi de comemoração e banho de leite na 17ª Fenasul e 44ª Expoleite. Foram conhecidas as campeãs do concurso leiteiro. O grande destaque do evento foi a vencedora da categoria Vaca Jovem, Festleite Ferraboli 423, da Granja Ferraboli. Com uma produção de 87 quilos de leite, ela bateu o recorde da raça.
Também foi da Ferraboli, de Anta Gorda, a vencedora da categoria Vaca Adulta, a om Festleite P. Ferraboli 407 Supersire, que produziu 80,09 quilos de leite. O segredo, em primeiro lugar é genética, uma boa alimentação e bem estar do animal, a família inteira envolvida 24h por dia”, comemorou o criador Paulo Ferraboli.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, destacou a importância dos produtores. “Peço licença para as autoridades, mas as maiores autoridades aqui presentes são os criadores, os produtores e os seus respectivos animais, sejam das raças leiteiras, das outras raças e das que vão se apresentar no rodeio”, afirmou.
Também foram premiadas as vencedoras da raça Jersey, com vitória da La Estancia Era 5586 Texas (box 114), com uma produção de 29,5 quilos de leite por dia. Já na categoria Vaca adulta, o prêmio ficou com a Gema Potência Harmonia (box 154), que produziu 49,7 quilos de leite por dia.
Também foi confirmada ontem a doação de cerca de 300 litros de leite, equivalente ao colhido no concurso leiteiro, para duas a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Liga Feminina de Combate ao Câncer.