| Alice Ros |

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre recebeu 35.230 doses da vacina CoronaVac, produzida no Instituto Butantan, em São Paulo, para iniciar a vacinação de idosos acima de 85 anos.

A remessa integra mais um envio pelo governo do Rio Grande do Sul. Até o momento, a capital já recebeu outras três remessas: a primeira (51,6 mil doses) foi recebida em 18 de janeiro, a segunda (32 mil doses) em 25 de janeiro e a terceira ( 9,22 mil doses) em 01 de fevereiro.

A data para iniciar a imunização desse grupo ainda não foi anunciada. Neste momento, a SMS está organizando a logística das doses, que envolve armazenamento, preparação para distribuição e cronograma de vacinação. A lista dos postos de saúde será definida pela área de Atenção Primária à Saúde da secretaria.  

A vacinação para profissionais de saúde, população indígena e quilombola, idosos institucionalizados, idosos acamados e pessoas com deficiência institucionalizadas segue em andamento na capital.

Para idosos acima de 60 anos em condições de acamados, com dificuldade de locomoção, imunossuprimidos ou residentes em instituições, o cadastro para o agendamento da vacinação deve ser feito através do 156.

De acordo com o vacinômetro, plataforma utilizada para contabilizar o número de vacinados em Porto Alegre, 62.412 já receberam a vacina contra Covid-19. O número representa 62,07% do público-alvo estimado (100.559 pessoas).

No domingo (07), o Rio Grande do Sul recebeu mais 193,2 mil doses da CoronaVac.  A expectativa do governo do Estado é imunizar 43% dos idosos com 85 anos ou mais (cerca de 150 mil pessoas) e atingir 78% da vacinação do grupo de profissionais da saúde (mais 44,3 mil doses).

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Compartilhe essa notícia: