A partir desta sexta-feira (26), idosos com 82 anos ou mais poderão ser vacinados contra o novo coronavírus em Porto Alegre. Ao todo, serão 21 unidades de saúde e dois drive-thrus disponibilizados pela prefeitura da Capital, os quais funcionarão entre às 8h e às 17h.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os drive-thrus funcionarão no Big Sertório e outro no Big do Barra Shopping Sul. A estimativa é de que esses dois pontos estejam fazendo a aplicação dos imunizantes no sábado (27), no mesmo horário desta sexta-feira.
A ampliação do grupo prioritário foi possível, segundo a pasta, graças ao recebimento de 21.420 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca ontem (25). Para receberem a imunização, os idosos precisam apresentar documento com o CPF e comprovante de residência.
Desde o início da vacinação, a Capital já imunizou 101.093 pessoas contra o novo coronavírus, incluindo todos os grupos prioritários, conforme dados disponíveis no vacinômetro. Deste total, 62.074 doses foram para profissionais da saúde, 19.889 para idosos com 83 anos ou mais, 18.117 para idosos acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições e 1.071 por populações indígenas e quilombolas. O número de vacinados é de 6,79% da população total da cidade.
No caso dos idosos com 83 anos ou mais, o quantitativo de 19.889 corresponde a 92,49% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação de 21.505 pessoas dessa faixa etária na Capital. Os dados são parciais e sujeitos a revisão. O painel é atualizado conforme o envio de dados de unidades de saúde e hospitais.
Foto: Giulian Serafim/PMPA


