Uma jovem de 33 anos, que vivia em situação de maus-tratos, faleceu na noite desta sexta-feira, 30, em Canoas, na Região Metropolitana. A vítima, que havia sido resgatada na última semana após ficar em cárcere privado por cerca de sete meses, é cadeirante e tem uma doença degenerativa.

O caso chegou às autoridades de segurança depois que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender um chamado na residência. A direção do Hospital Nossa Senhora das Graças foi informada da situação da vítima e repassou para a polícia.

No endereço da denúncia, os agentes encontraram uma casa com geladeira e armários vazios, além de muita sujeira e até mesmo um rato morto em cima da cama onde a jovem cadeirante dormia. “Foi a cena mais impressionante que já vi durante a minha atividade na Polícia Civil”, reforçou o delegado Mario Souza, da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM).

A suspeita, que é irmã da vítima, foi presa e deve responder aos crimes de tortura, abandono de incapaz e cárcere privado. No hospital, também diagnosticaram a jovem com lúpus sem tratamento, infecção bacteriana e septicemia. Ela faleceu por parada cardíaca.

Para o Secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, é “uma situação desumana e estarrecedora. A Direção do Hospital Nossa Senhora das Graças atuou rápida e corretamente. Nossa Guarda Municipal auxiliou na assistência e ao Conselho Tutelar. A Secretaria Municipal da Cidadania também atuou na medida certa. Todos os órgãos foram mobilizados em face da gravidade do caso.”

 

Compartilhe essa notícia: