| Lívia Rossa |
Alunos da educação básica de todas as redes de ensino estão autorizados a retornar às aulas neste terça-feira (3). Ensino fundamental e médio (1º e 2º anos) estão incluídos.
Desta forma, o processo deve ser concluído e Até 102.880 alunos podem voltar às salas de aula depois de mais de sete meses de suspensão por causa da pandemia do novo coronavírus.
Segundo informações da Prefeitura de Porto Alegre, em 28 de setembro, recomeçou a oferta de alimentação para educação infantil, seguida por aulas a partir do dia 5 de outubro no mesmo nível, no 3º ano do ensino médio, profissionalizante e EJA (exceto nas unidades municipais).
Em seguida, dia 13, foi retomada a alimentação em todas as outras escolas e atividades de apoio. O fundamental 1, especial e EJA (municipal) foram autorizados para o retorno no último dia 19.
Confira informações de como deverá ser a retomada total, segundo nota oficial da prefeitura:
O retorno às aulas em Porto Alegre será de modo escalonado e respeitando medidas sanitárias necessárias para evitar a transmissão da COVID-19.
Exigirá que a comunidade escolar adapte suas rotinas e estruturas de modo a atender a regras de distanciamento, higiene e monitoramento. Ele só está acontecendo porque a situação epidemiológica de transmissão do vírus na cidade assegura esse retorno.
Além disso, será implementado na cidade amplo rastreamento de contatos para qualquer caso suspeito ou confirmado nas escolas, conforme as melhores diretrizes mundiais para retorno das aulas.
As escolas serão reabertas, mas a decisão de levar ou não os alunos será das famílias.
Não será obrigatório o retorno de todos os alunos, deste modo os pais e responsáveis poderão avaliar neste primeiro momento de retomada e enviar seus filhos quando sentirem-se seguros para esta decisão.
Foto: PMPA