A Polícia Civil confirmou ontem (8) a abertura de uma nova Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). O espaço tem a inauguração marcada para maio e tem o endereço previsto para a Avenida Assis Brasil, na Zona Norte de Porto Alegre.
De acordo com a instituição, uma turma de novos agentes se formará em abril e se somará à equipe da nova Delegacia. Ainda conforme a Polícia Civil, o objetivo é oferecer mais alternativas de apoio às vítimas de violência doméstica e seus familiares.
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 21 DEAMs, e outras seis seis Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGV), além de 61 Salas das Margaridas, em diversos municípios. Em Porto Alegre, já existe uma Delegacia da Mulher, localizada na na rua Freitas de Castro, 720, junto ao Palácio da Polícia. O atendimento é 24 horas por dia.
Para a diretora da Divisão de Comunicação Social, delegada Eliana Parahyba Lopes, é necessária a instalação de uma segunda Deam em Porto Alegre diante da volumosa demanda apresentada, sendo um momento de especial atenção da chefia de Polícia no enfrentamento à violência contra a mulher. “A ampliação do atendimento especializado significa uma ferramenta muito importante no combate à violência doméstica, visto que facilitará, ainda mais, o acesso das vítimas à Polícia Civil e à rede de apoio”, destacou.