A Assembleia Legislativa vive a última semana de calmaria antes da votação de projetos polêmicos. No Grande Expediente da sessão de ontem (28) terça-feira, o deputado Felipe Camozzatto (Novo) falou sobre os eventos liberais que acontecem em Porto Alegre, como o South Summit e o Fórum da Liberdade, que começa dia 15 de abril.
Na ordem do dia, os deputados aprovaram a comissão especial que vai discutir o papel das universidades comunitárias. Pela manhã, de forma inédita, houve um acordo de líderes para agilizar a votação e aprovação do projeto que prorroga o prazo dos concursos públicos. A matéria será votada já na próxima terça-feira junto com o projeto de reajuste do magistério.
Segundo o líder do governo no Legislativo, Frederico Antunes (PP) a intenção é acelerar a contratação de concursados da área de segurança pública. Na próxima terça-feira, dia 04, estão previstos debates e votação do projeto de reajuste salarial do magistério. O governo precisa de 28 votos, maioria simples, para aprovar o indice de 9,45%. E deve conseguir, segundo o deputado Rodrigo Lorenzoni, líder da bancada do PL.
O partido liberal vota pela aprovação, mas vai apresentar emenda para o governo incluir a parcela de irredutibilidade que o Estado quer retirar.