Os tucanos pretendem anunciar o candidato apenas no início da próxima semana | Foto: Ascom/Divulgação

No último final de semana, a deputada estadual Nadine Anflor (PSDB) comunicou formalmente que não irá concorrer à Prefeitura de Porto Alegre neste ano, fazendo com que os tucanos acelerem o processo para definir um novo nome.

Na quarta-feira (3), o governador Eduardo Leite irá se reunir com a presidente estadual da legenda, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e com o presidente municipal, o vereador Moisés Barboza, que devem apresentar outros nomes e discutir estratégias para a eleição.

Apesar de a reunião ter o objetivo de bater o martelo quanto ao nome que irá representar o partido na eleição municipal, os tucanos pretendem anunciar o candidato apenas no início da próxima semana, após o termino da janela partidária, que encerra na sexta (5).

Barboza confirma que o foco principal do PSDB sempre foi ter um candidato à prefeitura da Capital, em função da importância para o partido e o governo.

Apesar do vereador e outros dirigentes elencarem possibilidades de nomes, a questão gira em torno de viabilizar uma candidatura competitiva, que possa tentar disputar para valer, ou que pelo menos apresente força frente aos dois adversários já em campo, o prefeito Sebastião Melo (MDB) e a deputada federal Maria do Rosário (PT).

O dilema em torno da falta de um nome na capital acaba passando a imagem de falta de articulação, o que soa negativo para o governador. Mas também se destaca que o escolhido precisa apresentar certa densidade eleitoral ou capacidade de crescimento, mesmo não chegando ao segundo turno. Uma baixa votação seria como “tiro no pé”, podendo ser usada como argumento pelos demais candidatos para desgastar o governo.

Além da possibilidade de o secretário chefe da Casa Civil, Artur Lemos, assumir a tarefa, o PSDB tem feito sondagens entre deputados e vereadores. Nesta terça, os presidentes municipais do PSDB e do Cidadania se reúnem para definir a formação da chapa proporcional (a nominata de vereadores) em Porto Alegre. O PSDB e o Cidadania formam uma federação nacional.

Compartilhe essa notícia: