A estrutura precária de hospitais prejudica o atendimento no litoral norte. Diariamente mais de duzentos veículos se deslocam para Porto Alegre em busca dos serviços. Uma audiência da Comissão de Saúde da Assembleia nesta quarta-feira (12) revelou a precariedade do atendimento hospitalar nos municípios das praias.
Vereadores e secretários de saúde informaram que os hospitais da região estão superlotados e não realizam procedimentos de média e alta complexidade. Os pacientes precisam se deslocar até a Capital. Na audiência, um vereador da região disse que quem precisa de um procedimento de cateterismo agora em março, só tem agenda em dezembro.
O deputado Guilherme Pasin (PP) afirmou que a audiência foi muito produtiva e vai encaminhar a ata com os pedidos para o governo. A sessão plenária no período da tarde teve a presença da secretária estadual da Saúde. Arita Bergmann reconhece a infra estrutura precária dos hospitais no litoral norte e destacou que o governo do Estado tem planos para ampliar o atendimento nesta segunda gestão.