Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, anunciou nesta quinta (12), que o Brasil e a Argélia finalizaram as negociações para permitir a entrada da carne de frango brasileira no mercado argelino. A conquista, de acordo com o comunicado, resultou da revisão de certificados e auditorias que respaldaram a análise e estabelecimento de requisitos fitossanitários para a importação do produto nacional.

O Brasil, líder global na exportação e o segundo maior produtor de carne de frango do mundo, tem se destacado como um fornecedor de confiança e competitivo. Atualmente, 36% da produção nacional de carne de frango é direcionada ao mercado internacional. Segundo o Itamaraty, esse avanço na relação comercial entre Brasil e Argélia é fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

De acordo com dados apresentados pelo Ministério, as exportações brasileiras de carne de frango em 2023 alcançaram um valor de US$ 6,73 bilhões até agosto, o que representa um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No ano de 2022, o Brasil exportou um total de US$ 9,52 bilhões em carne de frango, embarcando 4,6 milhões de toneladas para 170 mercados ao redor do mundo. Os principais destinos da carne de frango brasileira incluem a China, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita.

Compartilhe essa notícia: