O site do Celular Seguro já está no ar. O aplicativo, está previsto para ir ao ar nesta quarta-feira (20). / Foto: Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta terça-feira (19) o site e aplicativo do projeto Celular Seguro. O objetivo da ação é combater roubos e furtos de aparelho celular em todo o país. A iniciativa irá permitir que as vítimas desses crimes solicitem o bloqueio do aparelho e aplicativos de forma online.

O site do Celular Seguro já está no ar. O aplicativo, que estará disponível para Android e IOS, está previsto para ir ao ar nesta quarta-feira (20).

O registro do usuário na ferramenta será feito com a mesma conta utilizada no gov.br. Cada usuário cadastrado no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que serão acionadas para efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado, ou ela mesma poderá bloquear através da web.

O sistema é uma ação do MJSP em parceria com a Anatel, a Federação Brasileira de Bancos, instituições financeiras e entidades privadas.

Após o registro do ocorrido, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa constam nos termos de uso do site e aplicativo.

Até fevereiro de 2024 as empresas de telefonia também passarão a efetuar o corte das linhas.

Outras companhias e entidades também devem assinar o protocolo de intenções ao longo desta terça-feira, é o caso da Google, 99 Táxi, Ifood e Uber.

Vale lembrar que o uso do aplicativo não dispensa o registro de ocorrência policial e comunicação com demais instituições relevantes neste tipo de situação.

Compartilhe essa notícia: