Comissão tem duração de 30 dias. Foto: Divulgação

A Comissão de Representação Externa, que trata da estiagem na Assembleia Legislativa, realizou a sua primeira reunião de trabalho nesta terça-feira (7). O grupo é presidido pelo deputado Zé Nunes (PT).  “Vamos trabalhar para apresentar um conjunto de elementos factíveis, que contribuam para uma política permanente, incorporada em todos setores políticos, e que perpasse os governos, com resultados efetivos”, explicou o parlamentar.

Na reunião, foi apresentada e aprovada a proposta de trabalho da comissão. Também foi discutida a elaboração de um roteiro para as oitivas com representantes de entidades, além da realização de uma audiência pública e uma reunião com o governo do Estado. “Faremos um conjunto de atividades, distribuídas entre os parlamentares e integrantes da comissão fechando com uma audiência pública para sintetizar esses diálogos”, disse.

A comissão tem um prazo de 30 dias e deve acompanhas os impactos gerados pelo período de estiagem no Rio Grande do Sul. Os parlamentares ainda devem apresentar sugestões para amenizar as perdas ambientais, sociais e econômicas geradas.

Também fazem parte da comissão os deputados Capitão Martin (Republicanos), professor Bonatto (PSDB) e deputada Silvana Covatti (PP). Em 1º de março de 2023 a Defesa Civil contabilizou 360 municípios em situação de emergência por estiagem.

Compartilhe essa notícia: