O texto propõe sobre direitos humanos e igualdade | Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Nesta terça-feira (16) a Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), aprovou a emenda do Plenário ao projeto de lei complementar que cria mecanismos de proteção à população LBTQIA+ encarcerada. A proposta, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), é relatada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). A emenda será analisada pela Comissão de Segurança Pública (CSP).

O PLP 150/2021 altera o Fundo Penitenciário Nacional (Fupen — Lei Complementar 79, de 1994), para determinar a construção ou adaptação de alas prisionais para a comunidade LGBTQIA+ encarcerada, em quantidade apropriada e respeitada a autonomia de declaração de identidade.

A emenda de Plenário, sugerida pelo senador Weverton (PDT-MA), determina que as celas destinadas a essa parcela da população encarcerada devem ter iguais condições de salubridade que as outras alas. O senador explica que a medida evita que os espaços sejam usados como forma de discriminação, ao destinar espaços insalubres especificamente para a população LGBTQIA+.

O texto propõe, com os recursos do Fupen destinados ao sistema penitenciário nacional, a capacitação dos profissionais do sistema prisional, sobre direitos humanos e igualdade, seja em relação à questão de gênero, religião, raça, etnia, orientação sexual e identidade de gênero.

A proposição também menciona, como condição para que estados e municípios recebam repasses do Fupen, a publicação de relatório anual sobre as atividades de combate à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, incluindo casos de violência dentro do sistema prisional.

Compartilhe essa notícia: