A vereadora Mari Pimentel (NOVO) está na mira dos aliados do prefeito Sebastião Melo na Câmara Municipal. A presidente da CPI da Educação está aprovando requerimentos sem obedecer os pedidos de suspensão dos vereadores da base governista. “Ela não segue o regimento interno da Casa ao aprovar oitivas sem ter maioria em plenário”, observou o vereador Mauro Pinheiro (PL).
Além disso, ela impôs o vereador Roberto Robaina (PSOL) como relator da comissão que investiga corrupção na compra de material escolar pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). O líder do governo na Câmara usou uma estratégia para impedir Robaina como relator: ingressou com ação na Mesa Diretora, o que foi acolhido pelo presidente da Casa, suspendendo o socialista.
Isso revoltou Mari Pimentel, que acredita em interferência da direção do Legislativo. “O presidente deixar para a Mesa Diretora, me parece que está sendo conivente com a vontade do governo de assumir um trabalho da própria Câmara de Vereadores”, revelou Mari na entrevista para a RDC TV. “É uma acusação muito grave contra o presidente da Casa, ao falar em conluio. Ela se perdeu”, destacou o vereador Mauro Pinheiro, que não descarta acionar a Comissão de Ética. Se o pedido for feito e aprovado, Mari pode ser cassada.
Um desejo da base governista, certamente. O clima ficou mais tenso quando foi mostrada, no telão do plenário, uma foto de uma reunião do prefeito Melo com empresário suspeito de compra e venda de material escolar. “Queremos que o governo explique a relação com esse empresário, que pelos indícios que temos, participou de um cartel que vendeu 43 milhões de reais para a prefeitura”, ressaltou Robaina.
A tropa de choque agiu rápido. “Essa reunião estava na agenda oficial com a participação dos vereadores Alexandre Bobadra e Pablo Melo. Quem eles vão levar o prefeito não pode saber”, explicou a vereadora Comandante Nádia (PP). E ela finalizou indagando que se alguém não quer mostrar alguma coisa, não vai publicar em redes sociais. “Ou é muita ingenuidade ou má fé de quem está querendo imputar dúvidas no trabalho de Melo e Ricardo Gomes”, disse Nádia. Novo round está marcado para a manhã da próxima segunda-feira.