A vereadora Cláudia Araújo, do PSD, protocolou na última quinta-feira (18), com o mínimo de assinaturas necessárias, um pedido para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Porto Alegre. O objetivo é investigar a atuação da CEEE Equatorial na capital.
Apesar de a abertura do pedido não ter sido discutida com a base, a vereadora, que é vice-líder do governo do prefeito Sebastião Melo (MDB) no Legislativo, ressaltou que todos compreendem a necessidade de fiscalização do serviço prestado pela CEEE Equatorial, que, segundo ela, deixa a população desassistida.
O líder da base governista, Idenir Cecchim (MDB), assinou o pedido, mas não foi um dos articuladores. Ele afirmou ter conhecimento da intenção da CPI, mas, por estar fora de Porto Alegre, deixou o assunto com o líder da bancada, o vereador Pablo Melo, do MDB. Cecchim destacou ainda que acompanhará a maioria da base.
Essa iniciativa revela a preocupação de alguns membros da Câmara com a qualidade dos serviços prestados pela CEEE Equatorial à população de Porto Alegre. A CPI surge como uma ferramenta para aprofundar as investigações sobre essa questão.