As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que investigam possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Smed) em Porto Alegre realizaram uma reunião conjunta nesta segunda-feira. Durante a sessão, foram aprovados requerimentos para convocações de depoentes e estabelecido um cronograma de depoimentos.
A reunião foi conduzida pela vice-presidente da comissão, Cláudia Araújo (PSD), que atua na comissão presidida pela vereadora Mari Pimentel (Novo).
Os parlamentares aprovaram a convocação de diversos depoentes, incluindo Claudia Gewehr Pinheiro, ex-secretária-adjunta pedagógica de Educação; Sérgio Bento de Araújo, empresário das empresas Austral e Inca, que venderam materiais à Smed; Pedro Ricardo Ávila Porto, Gisele Vieira Ramos e Airton Rodrigues Ledel, servidores da Secretaria Municipal de Compras e Licitações da Prefeitura de São Leopoldo; Anelise Tolotti Dias Nardino e Patrícia da Silva Pereira, servidoras da Smed.
Houve também a sugestão de ouvir o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), devido à ata de registro de preços para aquisição de telas interativas à qual a Smed aderiu. Um convite será enviado a Vanazzi.
Além disso, o vereador Roberto Robaina (PSOL) apresentou um requerimento solicitando esclarecimentos ao empresário Jaílson Ferreira da Silva, e Cláudia Araújo informou que o requerimento será apreciado na próxima sessão. Também será discutido na próxima reunião o requerimento de convocação de Camila Corrêa de Souza, Giovani Martins Vaz dos Santos e Roberto José Costa Mota Júnior, servidores da Smed.
Foi estabelecido um cronograma para os próximos depoimentos, que serão realizados conjuntamente pelas duas CPIs:
- 2/10: Sônia da Rosa, ex-secretária da Smed
- 9/10: Michele Bartzen Acosta Schroder, servidora da Prefeitura Municipal de Canoas
- 16/10: Mário de Lima, ex-secretário adjunto financeiro da Smed
- 23/10: Claudia Gewehr Pinheiro, ex-secretária-adjunta pedagógica da Smed
- 30/10: Sérgio Bento de Araújo, das empresas Austral e Inca
- 6/11: Pedro Ricardo Ávila Porto, secretário de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Leopoldo
- 13/11: Gisele Vieira Ramos, gerente de licitações da Secretaria de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Leopoldo
- 20/11: Airton Rodrigues Ledel, coordenador de compras e licitações da Secretaria de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.