
Foto: Rodrigo Savedra / AL
A Bancada do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul revelou na tarde desta quarta-feira (6) que recebeu uma denúncia acompanhada de documentos que supostamente comprovam que o governo do Estado tinha conhecimento das fraudes ocorridas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/RS) desde janeiro de 2021.
De acordo com os documentos recebidos, a atual diretora de regulação da Secretaria do Estado da Saúde teria reconhecido as informações repassadas por um funcionário como uma denúncia formal relacionada à escala médica no SAMU/RS.
Esta revelação lança luz sobre um cenário polêmico, uma vez que o governador Eduardo Leite havia afirmado desconhecer as denúncias, enquanto o vice-governador Gabriel Souza teria recebido as informações em seu gabinete, mas não tomou medidas para investigar ou agir sobre o assunto.
Em contraste, a Bancada do PL tomou a decisão de levar a denúncia diretamente ao Ministério Público Estadual. Os documentos foram entregues pelo líder da bancada, Rodrigo Lorenzoni, ao procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, durante a tarde de quarta-feira.
Lorenzoni justificou a decisão da bancada afirmando que “o PL tem compromisso com a probidade, com a ética, com a correção e com a boa entrega dos serviços públicos. A denúncia está protocolada oficialmente, para que o MP-RS possa apurar os fatos e punir eventuais culpados. A saúde dos gaúchos não pode ficar refém da incompetência do governo e da irresponsabilidade criminosa de alguns médicos”.
Além de informar o Ministério Público, a mesma documentação que chegou às mãos da bancada foi entregue à Casa Civil do governo estadual no final da tarde, em uma ação que promete trazer mais esclarecimentos sobre esse controverso episódio envolvendo o SAMU/RS e o governo do Estado. A sociedade gaúcha aguarda ansiosamente por respostas e ações efetivas para garantir a qualidade dos serviços de saúde.