O deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) se manifestou sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, protocolada pelo governo na Assembleia Legislativa nessa semana. Pela previsão, o orçamento de 2024 terá um superávit de R$ 1,48 bilhão.
O parlamentar lamentou que o incremento de receita previsto seja baseado no aumento de tributos. “É o cidadão que vai pagar a conta do governo. O próprio subsecretário da Fazenda afirmou que a injeção de recursos no caixa do RS é fruto do aumento de impostos”, destacou.
Lorenzoni ressaltou que é preciso ter um ambiente de negócios favorável, com menos burocracia, mais competitividade e menor custo logístico. “O superávit deve vir do aumento da atividade econômica e da geração de emprego e renda, que geram mais consumo e arrecadação”, observou.
O deputado liberal questionou qual o plano do governo Leite para o desenvolvimento do Estado. “Que a gente possa aumentar nossas receitas a partir do aumento das atividades econômicas e não a partir do assalto ao bolso do cidadão”, finalizou.