Foto: Victor Franciscatto

O deputado Dr. Thiago Duarte (UNIÃO), presidente da subcomissão responsável por acompanhar a reestruturação do IPE Saúde, se reuniu na tarde de quinta-feira (11) com a direção da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O objetivo do encontro foi ouvir as considerações da instituição em relação ao projeto de reestruturação do IPE Saúde.

O diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Júlio de Matos, expôs preocupações sobre o déficit operacional enfrentado pelos prestadores de serviços do IPE Saúde. Segundo dados apresentados pela instituição, em áreas como a obstetrícia, a diferença entre os custos operacionais e os valores pagos pelo IPE chega a 193%, resultando em prejuízos significativos. Além disso, os custos com diárias hospitalares estão defasados há mais de uma década, contribuindo para o enfraquecimento do sistema.

O deputado Dr. Thiago Duarte enfatizou a importância de ouvir os prestadores de serviços, destacando que eles têm um conhecimento aprofundado das necessidades do sistema e dos usuários.

Entre as considerações da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre estão o fim das alterações unilaterais de regras dos contratos com os prestadores de serviços, o estabelecimento de um prazo máximo de 60 dias para pagamentos das custas hospitalares e o reajuste das tabelas de preços pactuadas, com valores de diárias, taxas e medicamentos baseados nos índices de mercado. Essas medidas são consideradas essenciais para garantir a sustentabilidade do sistema.

A reunião contou com a presença de Dr. Carlos Sparta, presidente do Cremers, Dr. Fernando Uberti, diretor do SIMERS, Marina Bertoncello, coordenadora da bancada do PL na Assembleia Legislativa, e do representante da Deputada Eliana Bayer, Oziel Alves.

Compartilhe essa notícia: