Carlos Gomes, coordenador da bancada do Rio Grande do Sul no Congresso. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputados do Rio Grande do Sul se reuniram no Plenário da Câmara para anunciar medidas destinadas a socorrer a população afetada pelas fortes chuvas que já resultaram na morte de 21 pessoas no estado.

O coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS), informou que a bancada se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o objetivo de solicitar a liberação de recursos para auxiliar as vítimas. O ministro está programado para visitar as áreas atingidas nesta quarta-feira (6). Gomes destacou que a bancada gaúcha está empenhada em buscar assistência para aqueles que estão enfrentando dificuldades neste momento.

O deputado Marcelo Moraes (PL-RS) relatou que o ministro determinou a mobilização da defesa civil para prestar auxílio à população gaúcha e está trabalhando para sensibilizar a defesa civil nacional a prestar assistência aos gaúchos em meio a esta situação difícil.

A deputada Reginete Bispo (PT-RS) assegurou que o governo federal irá disponibilizar os recursos necessários para ajudar as vítimas. Ela enfatizou que o governo liderado pelo presidente Lula está mobilizando todos os recursos necessários para enfrentar este momento delicado.

Fundo para Calamidades Climáticas

A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) ressaltou que as intensas chuvas que afetaram o estado são uma consequência da catástrofe climática que está se agravando e afetando a vida da população. Ela enfatizou a importância de abordar a emergência climática para evitar futuras tragédias.

O deputado Afonso Hamm (PP-RS) defendeu que a situação seja considerada uma calamidade pública e propôs a criação de um fundo destinado a lidar com catástrofes climáticas. Ele enfatizou a necessidade de uma força-tarefa para mobilizar todos os recursos necessários diante dessa verdadeira tragédia no Rio Grande do Sul.

O deputado Luiz Carlos Busato (União-RS) destacou a importância de mobilizar auxílio imediato para as famílias afetadas e recursos financeiros para reconstrução e prevenção.

Solidariedade

O deputado Bibo Nunes (PL-RS) expressou seu lamento pela situação da população afetada e destacou a tristeza da situação diante dos recursos tecnológicos disponíveis hoje.

O deputado Giovani Cherini (PL-RS) mencionou que os dados apontam que cerca de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas e enfatizou a necessidade de esforços da bancada gaúcha para garantir o apoio do poder público às famílias afetadas.

Em nome da Mesa Diretora, o deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) expressou solidariedade às vítimas e ao povo do Rio Grande do Sul diante deste momento difícil.

 

*Com informações da Agência Câmara

Compartilhe essa notícia: