As vésperas da eleição de domingo (30) que vai definir o novo governador do Rio Grande do Sul, o Ipec divulgou nesta sexta-feira (28), a última e decisiva pesquisa de intenção de voto para o segundo turno. O levantamento mostra o candidato Eduardo Leite (PSDB) na liderança com 50% da preferências dos eleitores, contra 40% do candidato Onyx Lorenzoni (PL).
Brancos e nulos somam 5% e os indecisos alcançaram outros 5%. O levantamento foi realizado entre 26 e 28 de Outubro em 87 municípios gaúchos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa de intenção de voto estimulada, que são atribuídos apenas aos dois candidatos, considerando apenas os votos válidos, Leite tem 56% e Onyx, 44%. Nas citações espontâneas, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Leite tem 45% das intenções de votos, já Onyx oscilou dois pontos para baixo, e agora tem 35%. Brancos e nulos somam 5% e os indecisos continuam formando um contingente de 13%.
Perguntados sobre quem eles acham que vencerá a eleição, 50% dos entrevistados disseram que será Leite. Em contrapartida, 38% consideram que Onyx será o próximo governador.
A pesquisa ainda mostra que 90% dos entrevistados afirmam ter feito sua escolha definitiva, enquanto 9% admitem possibilidade de mudar seu voto. O Ipec também mediu o índice de rejeição dos candidatos. Onyx aparece na frente com 34% dos entrevistados, enquanto o ex-governador Eduardo Leite foi rejeitado por 28%.