Em entrevista à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), o candidato ao Palácio Piratini, Eduardo Leite, falou sobre a liberdade de imprensa em seu governo. “Eu posso ser analisado pelo governo que fiz, nunca desqualifiquei nem ataquei qualquer veículo de imprensa, nem ataquei um jornalista.” Leite também disse que é preferível conviver com uma imprensa que possa errar do que viver sem nenhuma imprensa.
O pleiteante ao governo do Rio Grande do Sul afirmou ser totalmente contrário à censura e o cerceamento da liberdade de expressão dos veículos de imprensa. “Para nossa democracia é saudável que tenhamos uma imprensa que possa criticar e se posicionar”, afirmou Leite.
O atual candidato do PSDB defendeu que é saudável para a democracia ter uma liberdade de imprensa que possa criticar, mas que também possa ser criticada.
Leite ainda falou sobre a promoção de aparatos para garantir o direito de expressão “Acho importante que possamos avançar em mecanismos de transparência que ofertem toda a condição da imprensa cumprir o seu papel”.