Foi indicado nessa terça-feira (25/4), pelo governador do estado Eduardo Leite, o nome do advogado Fernando Lemos para ocupar a presidência do Banrisul, em substituição ao economista Cláudio Coutinho. Exercendo o cargo entre 2003 e 2010, Lemos voltará à função depois de passar por um processo de avaliação na Assembleia Legislativa.
Ao anunciar o nome do substituto, o governador destacou o papel cumprido por Coutinho desde 2019 à frente da instituição financeira. “O Claudio Coutinho trouxe para o banco uma larga experiência nos setores público e privado e cumpriu com dedicação e qualidade técnica a missão, garantindo que o banco consolidasse a sua trajetória de solidez. Foi um período em que o Banrisul se colocou ao lado das necessidades do povo gaúcho”, disse Leite.
A substituição, além de manter a trajetória recente de melhoria na prestação de serviços, tem como objetivo acelerar a aproximação do Banrisul da estratégia de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “O Fernando Lemos nos ajudará a ampliar a presença no banco, em sintonia com os nossos planos de acelerar o apoio à atividade produtiva a partir do financiamento, uma das prioridades da atual gestão”, explicou Leite.
Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1986. Lemos foi presidente da extinta Caixa Econômica Estadual entre 1990 e 1991 e diretor do próprio Banrisul entre 1996 e 1999, antes de assumir a presidência da instituição nos governos Germano Rigotto e Yeda Crusius. Atualmente, ocupa o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul.