O PSDB tem encontrado dificuldade em encontrar candidato para disputar a prefeitura de Porto Alegre. Nesta quinta-feira (4) a presidente estadual do partido, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, volta a ter novas reuniões com o governador Eduardo Leite, dirigentes municipais e deputados. O objetivo é tentar viabilizar algum nome após a deputada estadual Nadine Anflor ter comunicado que não irá concorrer ao cargo.
No início da semana havia sido anunciado uma reunião para a quarta-feira (3). A direção estadual, contudo, adiantou as primeiras articulações, que ocorreram na terça (2), com a participação de deputados federais e estaduais. As conversas continuam hoje após uma sondagem mais direta de prováveis candidatos.
O objetivo inicial era ter um nome definido, pelo menos para debates internos, logo após o término da janela partidária, que se encerra nesta sexta (5). Porém, entre lideranças, há quem avalie que a decisão possa ficar para o final do mês. Para a chapa proporcional, a sigla fechou sua nominata da Capital na terça-feira. A federação partidária PSDB/Cidadania terá 36 candidatos à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, sendo 24 deles tucanos.
Também estão em debate os cenários os outros quatro maiores colégios (Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria). Atualmente, o PSDB comanda a prefeitura em três desses locais: Caxias, Pelotas e Santa Maria. No entanto, o cenário não é favorável em nenhum deles. Em Santa Maria os tucanos foram buscar fora do ninho o candidato à sucessão do prefeito Jorge Pozzobom. O vice, Rodrigo Décimo (União Brasil), assina hoje sua ficha de filiação no PSDB.