Ministro Flávio Dino e governador Eduardo Leite participaram de anuncio do Pronasci 2 no Rio Grande do Sul. Foto: Wilson Rosa/RDC TV

As ameaças às escolas brasileiras será tema de reunião entre o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores na próxima terça-feira (18). A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que esteve em Porto Alegre na manhã de hoje (14).

Entre os pontos a serem discutidos estão o trabalho de inteligência e as ações de segurança em especial para o dia 20 de abril, data em que o massacre em uma escola de Columbine nos Estados Unidos foi palco de uma chacina. Com as investigações apontando para células de grupos neonazistas, a data também preocupa por ser aniversário de Adolf Hitler.

Na entrevista coletiva, o ministro ainda confirmou que mais de 100 pessoas já foram detidas por suspeita de propagarem discursos de ódio ou planejarem ataques na internet. Dino ainda destacou a publicação que regulamenta as plataformas digitais e confirmou que a direção do Twitter também está colaborando.

Dino esteve no Rio Grande do Sul para o lançamento do  Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2. Foram entregues 10 viaturas do programa, outras 21 descaracterizadas, nove drones, pistolas, capacetes, coletes, munições, uniformes e nove drones, totalizando mais de R$ 1,7 milhão em investimento.

Temos desafios muito nítidos. Estamos estruturando o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Este é o objetivo principal da nossa visita, reforçar essas parcerias, mostrar integração, e, aqui, estamos reforçando a dimensão preventiva. E devemos ter, ainda neste ano, novas entregas aqui”, comentou o ministro.

A cerimônia aconteceu no hangar da Polícia Federal e reuniu deputados, secretários e o governador Eduardo Leite. “O tema da segurança pública é transversal e complexo, exigindo essa integração. Estas viaturas se somam ao reforço de mais de 2,5 mil viaturas adquiridas pelo governo gaúcho nos últimos anos, qualificando a estrutura no combate à criminalidade”, disse o governador.

 

Compartilhe essa notícia: