Enchentes foram responsáveis por danos em inúmeras escolas no Vale do Taquari. Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Secretária da Educação (Seduc) realizou, na última sexta-feira (22), a entrega de novos mobiliários para a Escola Moinhos do município de Estrela, que possui 158 alunos. Os números totais são: 132 mesas, 132 cadeiras e cinco mesas de refeitório com oito lugares cada, culminando em um investimento de R$232.846,30. Essa ação é a continuidade do processo de reestruturação das escolas estaduais atingidas pelas últimas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul.

Raquel Teixeira, titular da Seduc, explicou que esta é uma ação do governo do Estado que visa revitalizar e reestruturar as instituições de ensino da região que mais foram atingidas pelas chuvas.

“Nós vivenciamos, no Rio Grande do Sul, uma situação sem precedentes. É preciso ter um olhar humanitário diante das dificuldades sociais, mas, além disso, é preciso destacar o papel essencial do Estado na reconstrução destes espaços que não são somente escolas, mas locais de acolhimento à comunidade escolar”, disse Raquel.

Cássia Benini, coordenadora da 3º Coordenadoria Regional de Educação, relembrou que o Vale do Taquari passou por uma enchente histórica e que pelo menos sete escolas da região acabaram perdendo mobiliários, documentações e equipamentos. Na visão dela, a recuperação dos materiais é o ponto principal para que as aulas sejam retomadas.

“A iniciativa do governo do Estado integra toda uma rede de solidariedade da sociedade gaúcha que se estabeleceu para que, aos poucos, as nossas escolas pudessem ir retornando de forma gradativa. Estamos felizes com essa entrega que vai ao encontro de todos os esforços da comunidade para que as nossas atividades retornem à normalidade o mais breve possível”, afirmou Cássia.

Novos mobiliários

Um investimento de R$2 milhões de reais irá beneficiar nove escolas do Vale do Taquari na substituição de mobílias danificadas ou levadas pelas enchentes. São elas: Colégio Presidente General Castelo Branco e Escola Estadual Fernandes Vieira (Lajeado); Escola Pe. Domenico Vicentini e Escola Antônio de Conto (Encantado); Escola General Souza Doca (Muçum); Escola Pe. Fernando (Roca Sales); Escola Mariante (Venâncio Aires); Escola Pe. Vicente Rodrigues (Santa Tereza); e Escola Moinhos (Estrela).

Compartilhe essa notícia: