Foto: Alex Rocha/PMPA

Nesta quinta-feira (10), o governo do Estado anunciou novas medidas de qualificação a educação no Rio Grande do Sul. Objetivo é aumentar o corpo docente das escolas, um concurso com 3 mil vagas que será aberto no primeiro semestre de 2024. Em 2025 ficou projetado um novo certame com mais 3 mil vagas. Vão se somar no processo seletivo com 1,5 mil vagas que está em andamento com homologação prevista para o final de 2023.

Também foram encaminhados à Assembleia Legislativa dois projetos de lei com foco na educação. O PL 364/2023 que faz a autorização a ampliação da possibilidade de contratação dos professores temporários. Governo irá chamar 3.163 novos profissionais com caráter emergencial, sendo 2.600 professores e 563 supervisores.

Ainda na quinta-feira (10) foi protocolado o programa Professor da Amanhã, objetivo é incentivar a formação de docentes em áreas estratégicas para fortalecer a Educação Básica no Estado, especialmente as que tenham base tecnológica, cientifica e inovação. A previsão de pagamento é de bolsa auxílio mensal de R$ 800 para estudantes de licenciatura e R$ 800 mensais para vagas na Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices).

Compartilhe essa notícia: